sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Série pela Liberdade: Conhecimento

           Liberdade é poder de escolha, portanto, a liberdade é do tamanho das nossas possibilidades de escolher. Podemos concluir que a liberdade depende diretamente do conhecimento, pois se não conhecermos nossas possibilidades não iremos exercer a liberdade de escolha, e mais, se não conhecermos nossas possibilidades não saberemos quando e quanto estamos presos.
                Se vivêssemos desconectados do restante do planeta limitando nosso conhecimento às nossas observações, poderíamos concordar que a Terra é o centro do universo, que o Sol é que gira ao redor dela, que ela é plana e o nosso Mapa do mundo poderia ser uma cidade.
                Algo que ilustra muito bem a questão do conhecimento versus liberdade é o Mito da Caverna de Platão, que está mostrado no vídeo a seguir:


                Falta de conhecimento também gera pré-conceitos ou preconceitos, que acabam por restringir a liberdade de outras pessoas, e este tema é muito amplo, portanto podemos imaginar vários exemplos com base em nossas experiências e nos exemplos a seguir:
                Falta de conhecimento levou vários povos a considerarem-se superiores que acabaram por achar justo escravizar outros povos, mas hoje a maior parte das pessoas sabe que cada pessoa destaca-se em alguns aspectos e nem tanto em outros, e isto não depende da sua etnia. Triste é ver que apesar de toda a possibilidade da quebra de preconceitos existentes, nossa sociedade ainda tem muita desigualdade “racial”, basta ver a quantidade de descendentes de negros e índios nas universidades, a desigualdade nas moradias, na renda e até mesmo na valorização da cultura, e em nosso estado isto é bem claro, pois vemos muitas festas alemãs, italianas, mas as culturas afro e indígena estão oculta(da)s.
              Podemos pensar ainda em outros aspectos, como a reprodução de modos de agir e fazer sem criação, quando nos acomodamos com o que conhecemos. Para conhecermos verdadeiramente o mundo precisamos questionar mesmo as coisas que nos parecem “tão normais”. Será que o sistema capitalista está permitindo que todos sejam livres? Será que por só conhecer a ganância eu não preciso acreditar que existem outras formas de viver? Será que o consumismo “mantedor” da economia é sustentável em outros aspectos como o ambiental e o humanístico? Será que nossas atitudes egoístas não tiram a liberdade de outras pessoas? Será que o meu voto vendido não representa a diminuição da liberdade de uma maioria? Será que a minha opinião pode ser suficientemente definida por um Jornal da Globo?...

(http://www.ismaeljunior.blogger.com.br/2003_10_01_archive.html)

                Pensemos no que podemos conhecer para que a nossa liberdade e a liberdade das outras pessoas não sejam limitadas. Questione-se sempre. O mundo só se desenvolve por questionamentos, para o bem ou para o mal, conhecendo vários lados você poderá decidir. Escolhamos conhecimento! Escolhamos liberdade! E que nossa liberdade não seja o aprisionamento de outros.

Por Mr. Tambourine!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é responsável por seu comentário.
Agradecemos sua participação.